A alimentação para emagrecer com saúde na menopausa deve focar o segmento saudável, mas também deve priorizar os alimentos que são importantes nessa fase da vida da mulher.
Esses alimentos, além de ajudarem a emagrecer, contribuem para aliviar os sintomas da menopausa e também ajudam na reposição de hormônios e nutrientes como o estrogênio e o cálcio, respectivamente, que são mais facilmente perdidos nessa fase, até para evitar condições piores no futuro como a osteoporose que ocorre pela deficiência de cálcio.

As leguminosas, como o feijão, são fontes de proteínas e fibras que são importantes para o emagrecimento por deixarem a digestão mais lenta dando mais saciedade.
Menopausa E Ganho De Peso
Uma ótima leguminosa para a menopausa é a soja, pois é uma fonte natural de isoflavonas, um fitonutriente que tem ação no organismo semelhante ao estrogênio, um dos hormônios que é reduzido na menopausa, como vimos.
Você pode consumir a soja na forma in natura (em grãos) ou na forma de seus derivados como o leite de soja (de preferência caseiro) e o tofu.
As fontes de proteínas mais indicadas na menopausa são os peixes, sendo que alguns são fontes de ômega 3. Além de os peixes ajudarem na perda de peso, o ômega 3 é anti-inflamatório e é protetor do coração.
Criador Da Dieta 5:2 Diz Que Para Emagrecer é Preciso Deixar De Comer Certas Frutas
Algumas fontes de ômega 3 são os peixes de água fria como sardinha, salmão, bacalhau e atum, além das sementes de chia e linhaça.
As sementes de chia e linhaça também são fontes de fibras, substâncias importantes para a perda de peso porque garantem uma maior saciedade e regulam o funcionamento do intestino.
As sementes de linhaça também são fontes de fitoesteróis que ajudam a manter o equilíbrio hormonal. Você pode consumir a semente de linhaça tanto na forma in natura quanto na forma de óleo prensado a frio.
Come Perdere Peso A 50 Anni?
Além do cálcio, alimentos fontes de magnésio como as sementes de linhaça e gergelim, aveia, castanhas amêndoas, amendoins e outros, também são importantes, pois o magnésio é um mineral que ajuda a controlar os sintomas da menopausa e ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
Os alimentos termogênicos são importantes para a perda de peso porque aumentam a temperatura corporal e aceleram o trabalho do metabolismo. Dessa forma, ocorre uma maior queima calórica na forma de gordura.
Os principais alimentos termogênicos para você incluir na sua dieta são: canela, gengibre, pimenta vermelha, vinagre de maçã, chá verde e outros.
Dieta Para Menopausa: O Que Comer E Que Alimentos Evitar (com Cardápio)
Algumas gorduras boas são as oleaginosas. Além de serem fontes de fibras, elas contêm fitoesteróis e vitamina E que ajudam a regular a produção do hormônio estrogênio.
Os líquidos naturais são os mais recomendados para a perda de peso como os chás (sem adoçar) e a água. Os líquidos naturais ajudam a aumentar o volume urinário reduzindo a retenção hídrica.
Além disso, tomar bastante água todos os dias ajuda a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.
Perder Peso Por Meio De Uma Dieta Saudável Pode Eliminar Sintomas Da Menopausa
A alimentação para emagrecer com saúde na menopausa deve ser pobre em produtos como produtos industrializados, doces, frituras, fast food e gorduras prejudiciais como margarina e óleos refinados (soja, milho, girassol e canola).
Pois são fontes de gorduras trans que é a gordura mais prejudicial para a saúde (está presente também na maioria dos produtos industrializados).
Evite também alimentos e produtos que agravam alguns sintomas da menopausa como o café, além das bebidas alcoólicas, pois influenciam no aparecimento das ondas de calor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/1/6/9Ag4OnTTuJN4ELTwM9WA/istock-1129058093.jpg?strip=all)
Emagrecer Na Menopausa? Nós Ajudamos!
É importante você também consumir alimentos fontes de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que é um neurotransmissor que melhora o humor e dá a sensação de prazer e bem-estar ajudando, dessa forma, a combater a depressão.
A depressão é uma condição que infelizmente pode surgir na menopausa. Alguns alimentos fontes de triptofano são a banana, oleaginosas, ovos, leguminosas, peixes, abacate e vários outros alimentos.
Portanto a menopausa é uma fase que, como vimos, dificulta o emagrecimento, porém, se você praticar atividade física aliada à alimentação adequada, você consegue emagrecer de forma mais rápida e com saúde.
Dieta Vegan Na Menopausa: Tudo O Que Deve Saber
A atividade física é que potencializa a perde peso, mas são os exercícios aeróbicos é que estimulam mais essa perda, pois gastam mais calorias. Alguns exercícios aeróbicos são a caminhada, corrida, ciclismo, pular corda, danças, jump, step, polichinelo, esportes variados e outros exercícios.
Então Faça o exercício que você mais gosta e que você mais se adapte, mas sempre com a ajuda de um profissional educador físico.
Além da alimentação e da atividade física, seguir outros hábitos saudáveis como dormir bem e evitar fumar, também são dicas fundamentais para ajudar na perda de peso com saúde na menopausa.
Como Perder Barriga Na Menopausa
Conheça nosso programa personalizado de reedução alimentar “Dieta dos vips” ! Um método prático e eficiente para ajuda-lo a emagrecer de forma rápida e saudável , recuperar sua energia ,bem estar e qualidade de vida . Clique AQUI e saiba mais !Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Dá para perder peso nessa fase da vida da mulher? Médico Luis Fernando Correia dá orientações sobre como distribuir proteínas, carboidratos e gorduras no prato
O início da menopausa e as mudanças que acontecem nos anos anteriores podem desencadear uma série de sintomas, incluindo o temido ganho de peso. Durante a perimenopausa (transição da menopausa), a produção dos hormônios femininos – estrogênio e prosterona – muda, o que causa uma redistribuição de gordura na barriga. O ganho de peso e a cintura mais larga são queixas comuns. Além disso, a mudança nos níveis de estrogênio pode ter consequências também para a saúde dos ossos e do coração. Literalmente a “receita” para passar por essa fase é uma mistura de escolhas corretas de alimentos, exercício e cuidado com a saúde mental.
Perder Peso Durante A Menopausa: Conheça A Dieta Ideal
1 de 1 Uma dieta rica em proteínas, como as contidas no abacate e no grão de bico, é benéfica para a mulher na pré-menopausa e na menopausa — Foto: Istock tty Imas
Uma dieta rica em proteínas, como as contidas no abacate e no grão de bico, é benéfica para a mulher na pré-menopausa e na menopausa — Foto: Istock tty Imas
É bom deixar claro que não existe uma dieta específica para a menopausa, mas é possível pensar um plano alimentar capaz de ajudar a amenizar os efeitos dessa fase.
Dieta Para Mulheres Em Processo De Menopausa
É importante que no seu prato haja um equilíbrio, com vetais, frutas, grãos integrais, nozes, sementes e outros alimentos capazes de ajudar as mulheres a se sentirem saciadas. Ao mesmo tempo, esta lista é capaz de fornecer gorduras saudáveis, fibras, vitaminas, minerais e fitonutrientes, promovendo assim uma melhor saúde nas mulheres. Os especialistas têm observado que este tipo de alimento também contribui para a saúde do intestino, reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer e pode ajudar a melhorar o humor.
Uma pergunta frequente no consultório é se dá para perder peso na menopausa. Alguns padrões alimentares podem ser melhores que outros se o objetivo é esse. A melhor maneira de se perder peso na menopausa é consumir um pouco mais de proteína e menos carboidratos. Em um grande estudo observacional de longo prazo da Women's Health Initiative, as mulheres que seguiram o plano alimentar reduzido de carboidratos (cerca de 40% de carboidratos, moderados em gordura e mais ricos em proteínas) tiveram um risco reduzido para ganho de peso na pós-menopausa. Por outro lado, uma dieta com baixo teor de gordura, com cerca de 60% de carboidratos, pareceu promover ganho de peso entre essas mulheres.
Para quem está chegando nesse momento da vida, a dica é o equilíbrio entre alimentação, controle de calorias, exercícios regulares e cuidado com o lado emocional. Mas não se preocupe em manter um plano restritivo irreal pelo resto da vida. Você não vai colocar tudo a perder se extrapolar um pouco, por exemplo, nos fins de semana ou até mesmo nas férias.
Como Emagrecer E Perder Barriga Na Menopausa (com Dicas E Cardápio)
Mas é muito importante não se esquecer da atividade física, pois o exercício regular mantém a saúde muscular e óssea, reduz a probabilidade de doenças cardíacas, diminui o diabetes tipo 2 e o risco de câncer, além de reduzir o estresse.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do / Eu Atleta.É complicado perder peso durante a menopausa porque no final do climatério, ou seja, na fase em que a mulher passa do estágio reprodutivo para o oposto, ocorrem uma série de mudanças no seu organismo. Um dos mais notórios é geralmente o aumento de peso.
O ganho de peso pode causar grande preocupação. Muitas mulheres buscam adotar uma dieta para perder peso durante a menopausa, o que as ajuda a evitar o sobrepeso e a obesidade.
Alimentos Que Ajudam A Emagrecer Com Saúde
Especialistas em saúde indicam que é possível perder peso durante a menopausa, desde que as dietas sejam adaptadas às necessidades do corpo e mantidas ao longo do tempo, juntamente com outros hábitos de vida saudáveis.
Eles não recomendam a adoção de dietas aleatórias que prometem resultados em pouco tempo e que, mais do que qualquer outra coisa, só causam danos à saúde a médio e longo prazo.
Não existe uma regra que possa ser aplicada a todos os casos, no entanto, existem recomendações alimentares que podem servir como um guia.
Como Emagrecer Depois Dos 50 Anos Com Dieta Cetogênica
A dieta deve ser variada,